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Autor: Marketing AllSports

3 de maio de 2024

TwinLoc: entenda o sistema de suspensão da Scott

Se há algo que revolucionou o controle que se tem sobre a suspensão de uma mountain bike e a modificação do seu comportamento através deste regulamento, foi o Twinloc.

A primeira vista, o sistema Twinloc, presente em diversas bicicletas full suspension da Scott, pode parecer um simples sistema de trava dupla de suspensão. Porém, mais do que isso, a tecnologia patenteada do fabricante suíça altera diversas características de funcionamento da bike, modificando inclusive o curso, a curva de compressão e a geometria da bicicleta. Segundo a marca, o Twinloc é capaz de criar comportamentos diferentes na bike, como se fossem três bicicletas em uma.

Conecte o amortecedor, o garfo e o quadro em um só e controle tudo a partir do controle do guidão. Ao final deste blog vamos deixar um vídeo feito pela SCOTT ilustrando como o sistema TwinLoc funciona na prática.

COMO FUNCIONA O TWINLOC?

O sistema funciona conectando o shock e o garfo com uma alavanca de controle posicionada no guidão como se fosse uma trava tradicional, porém com três estágios ao invés de 2. Com o controle, é possível escolher entre três modos de atuação: Descidas(sistema destravado), Controle de Tração(intermediário) e Travado – cada um com uma característica diferente de funcionamento. Segundo a Scott, é como ter três bicicletas em uma.

Modificando a posição das alavancas, é possível controlar o curso da suspensão traseira, as regulagens de amortecimento, a dureza das suspensões e até a geometria da bike. Na posição Descida, temos máximo curso, máxima suavidade e geometria mais voltada para descer. O modo Controle de Tração endurece a suspensão, reduz o curso e muda a geometria mais para subidas. Já o modo Travado bloqueia quase que completamente os movimentos do shock e do garfo.

MODO DESCIDA

Neste modo, o shock traseiro trabalha com duas câmaras de ar, deixando o funcionamento macio e permitindo o uso de 100% do seu curso. Além disso, a passagem de óleo ao comprimir o shock traseiro é mantida no máximo, permitindo movimentos mais livres da suspensão.

Graças ao grande volume de ar, o shock torna-se menos progressivo, endurecendo menos abruptamente ao decorrer do curso. Com isso, a absorção de impactos e a aderência ao terreno são melhorados ao máximo.

Já a suspensão dianteira também trabalha com a regulagem de passagem de óleo no máximo pelo mesmo motivo – garantindo estabilidade nas curvas e a melhor leitura de terreno que o garfo pode oferecer. Como o nome diz, esta configuração é ideal para descidas e trechos técnicos.

Twinloc Descidas

MODO CONTROLE DE TRAÇÃO

Neste modo, o shock traseiro fecha uma de suas câmaras de ar, reduzindo o volume interno do sistema. Além disso, a passagem de óleo ao comprimir o shock traseiro é colocada em um nível intermediário. Estas mudanças trazem algumas alterações importantes na bike: a redução do curso, do SAG traseiro e a redução dos movimentos indesejados ao pedalar a bike – o bob.

A redução do volume deixa a suspensão traseira mais progressiva, significando que ela endurece mais rapidamente ao longo do curso. Além disso, a limitação do volume de ar reduz o curso da suspensão – pense em apertar uma seringa tampada.

Com menos curso, o SAG (afundamento da suspensão com o peso do ciclista) também diminui. Com isso, a suspensão traseira fica um pouco mais alta. Como a dianteira fica na mesma altura, a geometria da bicicleta é alterada. O aumento dos ângulos da caixa de direção e do tubo do selim deixam a bike mais ágil e apta para encarar subidas.

Para manter o funcionamento consistente, o modo Controle de Tração também endurece a regulagem de compressão da suspensão dianteira. Embora ela continue funcionando com o mesmo volume de ar, essa alteração endurece seu funcionamento – algo muito bem-vindo nos momentos de pedalada.

Com o endurecimento, a pedalada ganha eficiência sem que você perca a preciosa tração dos pneus e a capacidade de absorção de impactos da suspensão. Com isso, este modo é ideal para trechos de pedalada em terreno acidentado e subidas técnicas.

TwinLoc Controle de tração

MODO TRAVADO

Como o nome diz, este modo trava completamente a passagem de óleo pelo shock traseiro e pelo sistema hidráulico do garfo, bloqueando quase que totalmente os movimentos de ambas as suspensões. Essa configuração é particularmente útil em sprints, estradões lisos e trechos de asfalto onde a máxima eficiência de pedalada é exigida. Em caso de impactos muito fortes, uma válvula Blow-Off libera o fluxo para não danificar as suspensões. 

TwinLoc Travado

O mais importante a entender é que Twinloc é o único sistema que modifica ao mesmo tempo a curva de amortecimento e de progressividade . Outros sistemas e amortecedores fazem isso, mas não facilmente e, sobretudo, simultaneamente. É aí que reside a magia. Você ajusta o curso, a geometria, mantendo a sensibilidade e controlando o movimento da suspensão para mais agilidade e tração. Tudo isso com uma facilidade de uso surpreendente. Esse é o Twinloc.

 

Saiba mais sobre sistema o TwinLoc no vídeo feito pela SCOTT:

 

 

 

 

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