Blog

Notícias, novidades e curiosidades do mundo bike

Autor: Marketing AllSports

9 de maio de 2024

Entenda os tipos de fibra de carbono das bikes SCOTT

A SCOTT foi uma das primeiras marcas a utilizar extensivamente fibra de carbono nos quadros das suas bicicletas. Desde então ela tem se esforçado para aprimorar a tecnologia do carbono, sempre com o objetivo de fabricar produtos mais leves, mais robustos e mais duráveis. Com isto em mente, a SCOTT tem sido pioneira no desenvolvimento de processos de carbono no que diz respeito a práticas de fabricação que são precisas, repetíveis e minimizam o desperdício.

Os engenheiros da SCOTT continuam a trabalhar com laboratórios de testes independentes e nas universidades de engenharia, não apenas para manter os rígidos padrões da SCOTT na fabricação de carbono, mas também para promover novos desenvolvimentos e aprimorar sua experiência em carbono.

 

TIPOS DE FIBRA DE CARBONO

FIBRA DE CARBONO HMF

A fibra de carbono HMF é usada para maximizar a resistência e manter o peso baixo. Este material possui uma combinação ideal de rigidez e resistência que oferece a melhor sessão de pilotagem. Um quadro de carbono é feito de mais de 200 pedaços de tecido colados sobre um molde. O formato e a posição desses pequenos “retalhos” é chamado de lay-up. O conhecimento acumulado pela equipe dos engenheiros da SCOTT é utilizado para criar o lay-up* perfeito com orientação e tamanho das fibras de carbono. A fibra HMF oferecerá resistência superior em comparação ao padrão da indústria de bicicletas.

HMF:

  • Módulo de elasticidade: 125GPa
  • Resistência à tração 2450Mpa

 

FIBRA DE CARBONO HMX

A SCOTT aprimorou ainda mais a convencional fibra de carbono High Modulus Fiber (HMF) usada na indústria de bicicletas. A fibra de carbono HMX é um material de uso exclusivo da SCOTT, sendo 20% mais rígida que a fibra HMF, em uma comparação feita com o mesmo peso. Este material único permite aos engenheiros da SCOTT criar bicicletas incrivelmente leves com excelentes características de condução. O custo do HMX, no entanto, é três vezes maior que o do HMF, sendo assim, ficando reservado para as bikes topo de linha.

HMX:

  • Módulo de elasticidade: 154GPa
  • Resistência à tração: 2950Mpa

 

FIBRA DE CARBONO HMX-SL

O HMX-SL utiliza nanotecnologia, incorporando nanotubos de carbono reforçados por resina epoxy, bem como as fibras de carbono T1000G. Os nanotubos de carbono oferecem resistência melhorada tanto a esforços perpendiculares, quanto a forças fora do eixo de direção das fibras, permitindo melhor proteção ao corte interlaminar.

A coesão entre as fibras também foi maximizada em comparação com a nossa mistura de carbono HMX, líder da indústria, oferecendo uma resistência sem precedentes. T1000G é a fibra com maior resistência à tração do mundo. Esta fibra é tradicionalmente usada em indústrias aeroespaciais ou de defesa. O uso estratégico deste novo material resulta num quadro leve, sem comprometer a transferência de potência.

 

Especificações das fibras de carbono das bikes SCOTT

QUAL É A DIFERENÇA?

Os filamentos HMX são mais rígidos e menores em diâmetro do que os do carbono HMF. Por causa disso, uma estrutura HMX pode ser construída com tubos com espessuras de parede mais finas para obter a mesma rigidez de uma estrutura HMF correspondente.

A diferença final entre um quadro HMX e HMF é principalmente o peso. Um quadro HMF é cerca de 14% mais pesado que um quadro HMX.

 

  • UM QUADRO HMX-SL É 8,5% MAIS LEVE QUE UM QUADRO HMX
  • UM QUADRO HMX É 14% MAIS LEVE QUE UM QUADRO HMF

 

*O lay-up dos quadros de carbono (diversos “retalhos” que serão posteriormente colados sobre um molde) são milimetricamente cortados por máquinas e oferecem uma orientação e tamanho corretos das fibras para fabricação dos quadros da SCOTT.

Lay-up quadros scott

Desenvolver uma linha completa de bicicletas de fibra de carbono com diferentes opções de peso e preço é algo que somente um grande fabricante de bicicletas pode oferecer. Afinal, o investimento e o nível de tecnologia empregados para atender diferentes públicos precisa ser realmente elevado.

Para finalizar, o vídeo abaixo, feito pela própria SCOTT em 2013, mostra os processos e tecnologias por trás da produção dos quadros de carbono da marca suiça. Por ser um vídeo antigo, deixamos a sua criatividade imaginar o quanto a tecnologia da produção da SCOTT e das fibras de carbono evoluíram ao decorrer de todos esses anos.

 

 

 

Saiba mais sobre a produção dos quadros em carbono da SCOTT em:

https://carbonexperts.scott-sports.com/en/index.html

 

Confira toda a linha de bikes Scott disponíveis atualmente no Brasil:

https://www.allsports.com.br/categoria-produto/bikes-home/scott-bikes-home/

 

Nos acompanhe nas redes sociais:

https://instagram.com.br/allsportsstore

 

Você encontra toda a linha Scott na autorizada exclusiva Scott AllSports Store no endereço da Avenida Pavão, 451 – São Paulo.

 

0 comentários

Enviar um comentário

Precisa de ajuda?
preloader