Blog

Notícias, novidades e curiosidades do mundo bike

Autor: Marketing AllSports

3 de junho de 2024

Cuidados e manutenção de baterias em eBikes

Você possui uma eBike e não sabe quais cuidados tem que tomar com a bateria? Confira nesse blog dicas imprescindíveis para manter a saúde da sua bateria em dia, sem correr risco algum. Neste caso usaremos como exemplo as bateria da Bosch para eBikes, mas as recomendações se aplicam a praticamente todas as baterias.

 

Cuidados e manutenção de baterias em eBikes

Primeiro carregamento

Recomenda-se uma carga completa no início, uma vez que a bateria é entregue parcialmente carregada. A bateria contém toda a sua capacidade desde o início e não precisa de ser carregada completamente várias vezes.

 

Conselhos para um carregamento correto

O tempo de vida das baterias de iões de lítio depende de muitos fatores, tais como ciclos de carregamento e armazenamento. Mesmo que não utilize a sua bateria eBike, ela perderá gradualmente a capacidade de carga.

  • Ao carregar a bateria, certifique-se que utiliza apenas um carregador original Bosch.
  • Certifique-se que o ambiente está seco e de que está instalado um detetor de fumo.
  • Se possível, carregue a bateria à temperatura ambiente.
  • Após o carregamento, a bateria e o carregador devem ser desligados da corrente.
  • Evitar deixar descarregar completamente a bateria com frequência.
  • A bateria está equipada com um monitor de temperatura que só permite o carregamento a temperaturas entre os 0 °C e os 40 °C.

*A bateria pode ser carregada em qualquer estado de carga. Interromper o processo de carregamento não danifica a bateria.

 

Calor

Certifique-se de estacionar sua eBike à sombra ou numa área fresca. A bateria eBike pode sofrer danos a altas temperaturas, motivo pelo qual se deve evitar o aquecimento excessivo e a luz solar direta. O sistema inteligente de gestão de baterias Bosch protege a bateria de temperaturas de funcionamento excessivamente elevadas e garante o funcionamento seguro.

 

Utilização da bateria no inverno

Para a utilização no inverno (especialmente abaixo de 0 °C), recomendamos que a bateria, carregada e armazenada à temperatura ambiente, só seja instalada na eBike pouco antes do início da viagem.

 

Armazenamento da bateria no inverno

Para um armazenamento mais prolongado, recomendamos o seguinte:

  • Armazenar a bateria com um nível de carga de 30 a 60%.
  • Armazenar a bateria à temperatura ambiente, numa área seca.
  • Não armazene a bateria perto de objetos combustíveis ou facilmente inflamáveis.
  • De preferência armazene a bateria em um local com um detector de fumo instalado.

 

Tempo de vida

O tempo de vida da bateria é influenciado principalmente pelo tipo e pela duração de utilização. A distância coberta por uma bateria Bosch eBike durante o seu tempo de vida pode atingir os 60.000 km, com utilização e tratamento adequados.

 

Limpeza e cuidados

Para a limpeza da bateria deve usar-se um pano úmido. Os terminais de encaixe devem ser limpos ocasionalmente e ligeiramente lubrificados com vaselina técnica. A bateria deve ser retirada antes de cada limpeza da eBike. Para proteger os componentes eletrônicos, as baterias não podem ser limpas com um jato de água direto nem mesmo a alta pressão

 

Umidade

O suporte da bateria é concebido de modo a que a água possa escoar e os contatos possam secar. Para garantir isso, o compartimento e a área das fichas devem ser mantidos limpos. Os contatos apresentam um revestimento que protege a superfície contra a corrosão e o desgaste. Em caso de necessidade, é possível utilizar ocasionalmente vaselina técnica.

 

Reparação

Por razões de segurança, as baterias defeituosas, velhas ou “usadas” não podem ser reparadas nem atualizadas. As baterias de iões de lítio são sistemas complexos, finamente afinados com um elevado conteúdo energético. No caso de uma reparação, deixa de ser possível garantir o funcionamento correto e a interação ótima com o sistema de gestão de baterias. Além disso, quando a bateria é novamente montada, não é possível garantir a estanquidade do alojamento.

Por razões de segurança, as baterias devem ser submetidas a testes de série extensivos, de acordo com as leis nacionais e internacionais e os requisitos normativos, antes de poderem ser colocadas no mercado. Estes testes de série não são viáveis para uma única bateria reparada, devido ao número prescrito de amostras de teste. Isto inclui, por exemplo, testes de fugas, bem como testes de sobrecarga e de curto-circuito.

Se estes testes não forem realizados, existe um risco elevado de, por exemplo, penetrar umidade na bateria e, no pior dos casos, isso causar um curto-circuito e, assim, representar um perigo. Tudo isso pode ter consequências relevantes em termos de segurança. Assim, por razões de segurança, a Bosch desaconselha vivamente a realização de reparações na bateria.

As baterias Bosch eBike não devem ser abertas em circunstância alguma, nem mesmo no contexto de uma reparação por terceiros. A abertura da bateria constitui uma interferência no estado de fornecimento aprovado pela Bosch e envolve riscos relevantes em termos de segurança.

Existe o risco de que a bateria Bosch eBike, como resultado de uma reparação inadequada, possa incendiar-se devido a um curto-circuito, por exemplo, devido a cabos esmagados ou mal encaminhados, componentes soltos ou ligações elétricas deficientes. Estes perigos existem quando se continua a utilizar uma bateria eBike que tenha sido aberta, mesmo posteriormente.

 

Eliminação da bateria eBike

Pode entregar gratuitamente a tua bateria eBike antiga ou estragada a qualquer comerciante de bicicletas, que a encaminhará para a reciclagem ecológica. Para tal, não é necessário comprar uma bateria nova.

Nota que não deve manusear com as mãos nuas baterias muito danificadas, uma vez que o eletrólito pode vazar e causar irritação cutânea. Uma bateria estragada deve ser guardada num local seguro ao ar livre com os contatos colados e deve ser levada o mais rapidamente possível a um comerciante de bicicletas, para uma eliminação adequada.

 

Acesse nosso site e confira algumas bikes elétricas (eBikes) que temos disponíveis:

https://www.allsports.com.br/categoria-produto/bikes-home/scott-bikes-home/eride/

 

Você gosta de eBikes mas ainda tem interesse em bicicletas Full Suspension? Confira a linha Scott Spark em nosso site:

https://www.allsports.com.br/categoria-produto/bikes-home/scott-bikes-home/spark/

 

Saiba mais sobre os cuidados e manutenção sobre baterias Bosch em eBikes em:

https://www.bosch-ebike.com/pt/connect/help-center/care-for-bosch-ebike-system-2/asset-ast-00046

 

Nos acompanhe nas redes sociais:

https://instagram.com.br/allsportsstore

 

Você encontra toda a linha Scott na autorizada exclusiva Scott AllSports Store no endereço da Avenida Pavão, 451 – São Paulo.

0 comentários

Enviar um comentário

Precisa de ajuda?
preloader